COESÃO TEXTUAL III
Em um texto, os conectivos estabelecem relações sintáticas e semânticas entre as ideias.
Relação Sintática: unidade linguística que tem significante e significado; signo linguístico.
Relação Semântica: o estudo da relação de significação nos signos (palavras) e da representação do sentido dos enunciados.
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O grande dilema de um país que
costuma parar em ano de Copa do Mundo é saber se dá para confiar
ou não em um sujeito de 36 anos. Se ele estivesse se candidatando
à Presidência da República, poderia até ser considerado inexperiente, mas,
como o personagem em questão é um artilheiro, os anos não lhe
faltam, sobram.
(Fábio Volpe. Por que parar? Parar por quê? In
revista Superinteressante especial. São Paulo, abril, junho de 2002.)
Podemos notar que nesse texto a
importância dos conectivos.
a) O primeiro “se”
estabelece uma dúvida (sobre o que se sabe).
b) O segundo “se”
estabelece uma condição, auxilia a estabelecer a hipótese (sobre o cargo
desejado).
c) O “mas”
estabelece uma oposição entre as ideias (inexperiência e idade).
d) O “como”
estabelece uma relação de causa (sobram anos porque o sujeito deseja ser
artilheiro).
Do ponto de vista argumentativo,
todos os conectivos encaminham para o seguinte: “um artilheiro precisa ser
jovem”.
O emprego inadequado de
conectivos pode determinar um texto com problemas de coesão e também com falta
de coerência. Observe a reelaboração de um dos períodos do trecho acima com
conectivo inadequado.
“À proporção que
ele estivesse se candidatando à Presidência da República, poderia até ser
considerado inexperiente”.
A conjunção proporcional “À proporção que” não
estabelece uma relação clara entre as ideias, prejudicando a coesão e a
coerência textual. Muitas vezes, problemas de coesão e coerência nos textos são
determinados pelo emprego inadequado dos conectivos.
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