sábado, 21 de setembro de 2013

COESÃO TEXTUAL

                                                           





          COESÃO TEXTUAL IV











SUJEITO

Algumas vezes obtém-se coesão textual mantendo-se um mesmo sujeito entre um ou mais períodos. Esse sujeito pode repetir-se explicitamente, pode ser substituído por um sinônimo, por um hiperônimo (palavras de sentido genérico) etc., mas também é bastante comum o emprego da elipse, ou seja, do sujeito identificado por meio da desinência verbal.

Clicar, abaixo, em "MAIS INFORMAÇÕES" para continuar lendo.




Hiperônimo:
Fruta é um hiperônimo, ou seja, é uma palavra de sentido genérico. Quando falamos de frutas podemos pensar em qualquer uma delas.

Hipônimo:
Banana, maçã, caju é um hipônimo, ou seja, é uma palavra de sentido mais específico.


POBRES CETÁCEOS

Baleias e golfinhos estariam tendo dificuldade em achar comida por causa do barulho dos barcos. Com isso, locomovem-se mais e perdem gordura. A conclusão é de recentes estudos americanos e pode ter influência direta sobre os até agora ecologicamente corretos passeios de observação de cetáceos, que assim estariam contribuindo para a extinção dessas delicadas espécies.
(Revista Terra. São Paulo, Peixes, julho 2002.)

Os primeiros verbos em destaque ― estariam tendo, locomovem e perdem ― referem-se aos mesmos seres: “baleias e golfinhos”, sujeito expresso na 1ª oração. Já “eles” (baleias e golfinhos(, sujeito oculto nas duas ocorrências finais.

Os últimos verbos destacados ― é e pode ter ― também se referem a um mesmo ser: “a conclusão”, sujeito expresso na primeira oração e elíptico na segunda.

Observação: a coesão entre mais de uma oração pode ser obtida também pela manutenção de um mesmo sujeito, que não se repete, mas é indicado pelas desinências verbais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário