sábado, 21 de setembro de 2013

COESÃO TEXTUAL



COESÃO TEXTUAL III













 CONECTIVOS

Em um texto, os conectivos estabelecem relações sintáticas e semânticas entre as ideias.

Relação Sintática: unidade linguística que tem significante e significado; signo linguístico.


Relação Semântica: o estudo da relação de significação nos signos (palavras) e da representação do sentido dos enunciados.

Clicar, abaixo, em "MAIS INFORMAÇÕES" para continuar lendo.




O grande dilema de um país que costuma parar em ano de Copa do Mundo é saber se dá para confiar ou não em um sujeito de 36 anos. Se ele estivesse se candidatando à Presidência da República, poderia até ser considerado inexperiente, mas, como o personagem em questão é um artilheiro, os anos não lhe faltam, sobram.
(Fábio Volpe. Por que parar? Parar por quê? In revista Superinteressante especial. São Paulo, abril, junho de 2002.)

Podemos notar que nesse texto a importância dos conectivos.
a) O primeiro se” estabelece uma dúvida (sobre o que se sabe).
b) O segundo se” estabelece uma condição, auxilia a estabelecer a hipótese (sobre o cargo desejado).
c) O mas” estabelece uma oposição entre as ideias (inexperiência e idade).
d) O como” estabelece uma relação de causa (sobram anos porque o sujeito deseja ser artilheiro).

Do ponto de vista argumentativo, todos os conectivos encaminham para o seguinte: “um artilheiro precisa ser jovem”.

O emprego inadequado de conectivos pode determinar um texto com problemas de coesão e também com falta de coerência. Observe a reelaboração de um dos períodos do trecho acima com conectivo inadequado.

À proporção que ele estivesse se candidatando à Presidência da República, poderia até ser considerado inexperiente”.

A conjunção proporcional  “À proporção que” não estabelece uma relação clara entre as ideias, prejudicando a coesão e a coerência textual. Muitas vezes, problemas de coesão e coerência nos textos são determinados pelo emprego inadequado dos conectivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário